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Como apresentar um projeto de aplicativo

Por que desenvolver um projeto?
Mesmo uma grande equipe com o melhor computador completo já criado pode encontrar dificuldades na hora de desenvolver um aplicativo, principalmente quando existem muitos sistemas integrados e a proposta ideal é bastante ambiciosa.
Ainda que sejam de ramos distintos, projetos de aplicativo não são tão diferentes assim de quaisquer projetos empresariais quando pensamos no contexto de planejamento e das etapas que devem ser concluídas dentro de um prazo estipulado.
Independentemente se é programado dentro de uma sala comercial pequena ou se é desenvolvido em um trabalho home office, existem diretrizes que devem ser seguidas, além de boas práticas que facilitem a comunicação e desenvolvimento do projeto.
Antes de mais nada, é importante entender como funciona o escopo desse projeto para colocá-lo em prática e, ao final de tudo, usufruir tanto dos benefícios quanto dos frutos que ele pode disponibilizar para a sua empresa.
O desenvolvimento de aplicativos
Mesmo que o seu aplicativo seja feito com o objetivo de melhorar a comunicação dentro de salas para treinamento, ele deve seguir alguns conceitos que precedem a sua criação, que é toda a ideia de como funciona um projeto.
Existem alguns elementos que todo projeto deve ter para funcionar de maneira ideal, bem como para ter a menor quantidade de obstáculos possíveis, que são:
- Tempo;
- Escopo;
- Investimento;
- Marketing.
O marketing não entra para o que chamamos de pilares do projeto, mas é necessário ser bem construído para que outras pessoas, dentro e fora da empresa, conheçam o verdadeiro potencial do produto e divulguem para que outros interessados possam conhecer também.
Entende-se como o recurso de tempo o quão bem você otimiza o que tem disponível e o período que pode ser levado para que o projeto fique pronto, mesmo que seja um aplicativo simples de Entrega de documentos.
O investimento trata-se do capital e esforços que serão dispostos para o desenvolvimento do projeto, no caso deste texto, diz respeito ao projeto de aplicativo. Os recursos são peças fundamentais para o bom andamento do mesmo.
Por fim, porém não menos importante, há o escopo, que nada mais é do que o planejamento e as decisões que a empresa e, consequentemente, os envolvidos, tomarão para que o aplicativo seja construído, como por exemplo, os prazos e as metas.
Mesmo que a
instalação de internet esteja em dia, quanto melhor esses três pilares estiverem em harmonia, melhor será o desenvolvimento do seu projeto e maior serão os frutos que ele trará para o seu negócio.
Estruturando a apresentação de seu aplicativo
Alguns cuidados são necessários na hora de estruturar a apresentação do seu aplicativo, afinal, de nada adianta falar sobre diversos termos técnicos se o público que irá assistir não entende muito sobre o assunto ou é de outro ramo empresarial.
Sendo assim, confira as dicas e orientações que envolvem desde a escolha do público-alvo até mesmo a divulgação do produto, que pode ou não ser feita por meio de um
flyer digital.
1. Saiba desenvolver a sua ideia
Todo e qualquer projeto possui uma ideia central, um princípio ou até mesmo um objetivo, e você deve saber expressá-lo de forma simples e objetiva para as pessoas que irão assistir a sua apresentação, fazendo com que fiquem curiosos sobre o desenrolar da mesma.
Logicamente que, antes mesmo da apresentação, isso já estará muito bem definido, seja em reuniões ou por meio de brainstorms individuais, afinal, a elaboração de um planejamento faz parte de todo o processo.
Imagine que, se uma empresa de refeições coletivas precisa saber desenvolver sua ideia de pratos e o que servir dependendo do foco do negócio, com o seu aplicativo não seria diferente, principalmente quando se pensa na quantidade de tecnologia envolvida.
No momento em que for apresentar o projeto, lembre-se de começar pela ideia principal, como ela os motivou e qual o objetivo, para gerar mais interesse das pessoas e evitando que se dispersem com facilidade.
2. Entenda quem é o seu público
Essa é uma das etapas mais importantes para qualquer negócio, independentemente do ramo de atuação. É totalmente diferente vender, por exemplo, um estúdio para ensaio para amantes de teatro e para pessoas que querem utilizá-lo como academia de luta.
No caso da apresentação do projeto de aplicativo, a linha é a mesma. Saber quem é, o que gostam e o que atrai os seus clientes é parte do trabalho da sua empresa e, não saber o perfil daqueles que podem se interessar pelo seu produto pode ser um erro fatal.
Isso impacta diretamente na apresentação ao imaginar a forma como irá conduzi-la e como fará com que o cliente ou lead se interesse pelo aplicativo, levando em consideração desde o layout até o dinamismo ao apresentar.
Se você está conversando com especialistas no assunto, que são entendedores de números, sistemas e especificações, explicar como tudo isso funciona e trabalha em harmonia é interessante e necessário.
Já para os acionistas ou para um público que quer apenas saber o que o aplicativo faz e como se beneficiará disso, tal estratégia pode tornar a apresentação monótona, entediante e pouco instigadora, fazendo com que eles se afastem, causando o efeito contrário.
Tal pensamento pode diferenciar se a apresentação será por vídeo, testando o aplicativo na hora ou até mesmo em slides mais complexos. Logo, utilize as informações que possui do público-alvo a seu favor.
3. Trabalhe com uma metodologia funcional
Utilizar metodologias tanto no processo de desenvolvimento do aplicativo, quanto em sua apresentação, seguindo passos e conceitos pré-estabelecidos por pessoas estudadas no assunto é que, de fato, são funcionais.
Quando pensamos em desenvolvimento, é comum ouvirmos metodologias como Six Sigma, Lean Manufacturing ou até mesmo o Ver e Agir. Elas são extremamente importantes para que o projeto tenha menos falhas e não pareça algo que está sendo feito de forma reativa.
Quando trazemos para o ambiente da apresentação, embora não caibam esses mesmos conceitos para montá-la, é possível mostrar que o projeto foi feito sobre tais metodologias e por isso ele é interessante e tem sido testado desde o seu planejamento.
Isso mostra aos interessados que existe um processo de criação pelo qual a sua empresa está tomando cuidado para que nada saia dos trilhos e, consequentemente, te auxilia a ganhar mais visibilidade, autoridade e relevância no meio.
Não existe marketing melhor do que um produto de qualidade e que funciona perfeitamente.
4. Apresente os testes e resultados
Claro que a grande maioria das empresas presa por entregar um projeto que está o melhor possível e que, acima de tudo, é funcional. Você deve apresentar um produto que já foi testado e que os resultados já foram analisados.
Porém, dependendo do público ao qual está sendo realizada a apresentação, pode ser vital demonstrar como se chegou aos resultados e ao produto final, o que foi testado e quais foram os testes feitos para se atingir essa realidade.
Normalmente, este tipo de apresentação é direcionado para especialistas e acionistas, mas ainda sim é um tipo de apresentação que deve ser bem elaborada e necessita de cuidado e atenção, para que assim informe o necessário de forma eficiente e dinâmica.
Considerações finais
Este artigo abordou como o mercado cresceu e as pessoas buscam por formas mais simples de realizar as mais diversas ações, mostrando como a tecnologia tem usado de aplicativos para deixar tudo mais simples, fácil e útil.
Apesar de todas as informações disponibilizadas aqui, algumas podem não se encaixar com a realidade do seu negócio.
Mas, o importante é saber se adaptar e utilizar o que melhor representa a sua empresa e como a apresentação do seu aplicativo pode se beneficiar disso.
Embora pareça simples, caso não haja preparação e planejamento o suficiente, sua apresentação pode sair dos trilhos, portanto, tome cuidado e leve em consideração que a apresentação deve atingir o nível de excelência.
Agora, você e sua equipe podem se reunir e pensar em como realizar a apresentação da melhor forma possível, de um aplicativo que deixe todos os seus clientes e leads maravilhados pela sua funcionalidade e utilidade no dia a dia deles.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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