KOP ANIMADO

13 de julho de 2021

Como apresentar um projeto de aplicativo

Como apresentar um projeto de aplicativo
A tecnologia avança a cada dia que passa, e é impressionante ver a quantidade de funções que desempenhamos hoje em dia por meio de um aplicativo, enquanto antigamente era necessário toda uma logística e movimentação para fazer o mesmo em mais tempo.

Ações comuns que vão desde o pagamento de boletos e fazer transferências ficaram mais simples e fáceis atualmente. Inclusive, a grande maioria destes serviços orienta a realização destas operações por meio da internet e dos próprios aplicativos.

No artigo de hoje, você irá entender como é importante a organização e objetividade na hora de apresentar um aplicativo, além de conhecer algumas dicas e orientações para ser mais efetivo e criar um material para sua apresentação. Acompanhe a leitura!

Por que desenvolver um projeto?

Mesmo uma grande equipe com o melhor computador completo já criado pode encontrar dificuldades na hora de desenvolver um aplicativo, principalmente quando existem muitos sistemas integrados e a proposta ideal é bastante ambiciosa.


Ainda que sejam de ramos distintos, projetos de aplicativo não são tão diferentes assim de quaisquer projetos empresariais quando pensamos no contexto de planejamento e das etapas que devem ser concluídas dentro de um prazo estipulado.


Independentemente se é programado dentro de uma sala comercial pequena ou se é desenvolvido em um trabalho home office, existem diretrizes que devem ser seguidas, além de boas práticas que facilitem a comunicação e desenvolvimento do projeto.


Antes de mais nada, é importante entender como funciona o escopo desse projeto para colocá-lo em prática e, ao final de tudo, usufruir tanto dos benefícios quanto dos frutos que ele pode disponibilizar para a sua empresa.

O desenvolvimento de aplicativos

Mesmo que o seu aplicativo seja feito com o objetivo de melhorar a comunicação dentro de salas para treinamento, ele deve seguir alguns conceitos que precedem a sua criação, que é toda a ideia de como funciona um projeto.


Existem alguns elementos que todo projeto deve ter para funcionar de maneira ideal, bem como para ter a menor quantidade de obstáculos possíveis, que são:


  • Tempo;
  • Escopo;
  • Investimento;
  • Marketing.


O marketing não entra para o que chamamos de pilares do projeto, mas é necessário ser bem construído para que outras pessoas, dentro e fora da empresa, conheçam o verdadeiro potencial do produto e divulguem para que outros interessados possam conhecer também.


Entende-se como o recurso de tempo o quão bem você otimiza o que tem disponível e o período que pode ser levado para que o projeto fique pronto, mesmo que seja um aplicativo simples de Entrega de documentos.


O investimento trata-se do capital e esforços que serão dispostos para o desenvolvimento do projeto, no caso deste texto, diz respeito ao projeto de aplicativo. Os recursos são peças fundamentais para o bom andamento do mesmo.


Por fim, porém não menos importante, há o escopo, que nada mais é do que o planejamento e as decisões que a empresa e, consequentemente, os envolvidos, tomarão para que o aplicativo seja construído, como por exemplo, os prazos e as metas.


Mesmo que a instalação de internet esteja em dia, quanto melhor esses três pilares estiverem em harmonia, melhor será o desenvolvimento do seu projeto e maior serão os frutos que ele trará para o seu negócio.

Estruturando a apresentação de seu aplicativo

Alguns cuidados são necessários na hora de estruturar a apresentação do seu aplicativo, afinal, de nada adianta falar sobre diversos termos técnicos se o público que irá assistir não entende muito sobre o assunto ou é de outro ramo empresarial.



Sendo assim, confira as dicas e orientações que envolvem desde a escolha do público-alvo até mesmo a divulgação do produto, que pode ou não ser feita por meio de um flyer digital.

1. Saiba desenvolver a sua ideia

Todo e qualquer projeto possui uma ideia central, um princípio ou até mesmo um objetivo, e você deve saber expressá-lo de forma simples e objetiva para as pessoas que irão assistir a sua apresentação, fazendo com que fiquem curiosos sobre o desenrolar da mesma.


Logicamente que, antes mesmo da apresentação, isso já estará muito bem definido, seja em reuniões ou por meio de brainstorms individuais, afinal, a elaboração de um planejamento faz parte de todo o processo.

Imagine que, se uma empresa de refeições coletivas precisa saber desenvolver sua ideia de pratos e o que servir dependendo do foco do negócio, com o seu aplicativo não seria diferente, principalmente quando se pensa na quantidade de tecnologia envolvida.


No momento em que for apresentar o projeto, lembre-se de começar pela ideia principal, como ela os motivou e qual o objetivo, para gerar mais interesse das pessoas e evitando que se dispersem com facilidade.

2. Entenda quem é o seu público

Essa é uma das etapas mais importantes para qualquer negócio, independentemente do ramo de atuação. É totalmente diferente vender, por exemplo, um estúdio para ensaio para amantes de teatro e para pessoas que querem utilizá-lo como academia de luta.


No caso da apresentação do projeto de aplicativo, a linha é a mesma. Saber quem é, o que gostam e o que atrai os seus clientes é parte do trabalho da sua empresa e, não saber o perfil daqueles que podem se interessar pelo seu produto pode ser um erro fatal.


Isso impacta diretamente na apresentação ao imaginar a forma como irá conduzi-la e como fará com que o cliente ou lead se interesse pelo aplicativo, levando em consideração desde o layout até o dinamismo ao apresentar.


Se você está conversando com especialistas no assunto, que são entendedores de números, sistemas e especificações, explicar como tudo isso funciona e trabalha em harmonia é interessante e necessário.


Já para os acionistas ou para um público que quer apenas saber o que o aplicativo faz e como se beneficiará disso, tal estratégia pode tornar a apresentação monótona, entediante e pouco instigadora, fazendo com que eles se afastem, causando o efeito contrário.



Tal pensamento pode diferenciar se a apresentação será por vídeo, testando o aplicativo na hora ou até mesmo em slides mais complexos. Logo, utilize as informações que possui do público-alvo a seu favor.

3. Trabalhe com uma metodologia funcional

Utilizar metodologias tanto no processo de desenvolvimento do aplicativo, quanto em sua apresentação, seguindo passos e conceitos pré-estabelecidos por pessoas estudadas no assunto é que, de fato, são funcionais.


Quando pensamos em desenvolvimento, é comum ouvirmos metodologias como Six Sigma, Lean Manufacturing ou até mesmo o Ver e Agir. Elas são extremamente importantes para que o projeto tenha menos falhas e não pareça algo que está sendo feito de forma reativa.


Quando trazemos para o ambiente da apresentação, embora não caibam esses mesmos conceitos para montá-la, é possível mostrar que o projeto foi feito sobre tais metodologias e por isso ele é interessante e tem sido testado desde o seu planejamento.


Isso mostra aos interessados que existe um processo de criação pelo qual a sua empresa está tomando cuidado para que nada saia dos trilhos e, consequentemente, te auxilia a ganhar mais visibilidade, autoridade e relevância no meio.



Não existe marketing melhor do que um produto de qualidade e que funciona perfeitamente.

4. Apresente os testes e resultados

Claro que a grande maioria das empresas presa por entregar um projeto que está o melhor possível e que, acima de tudo, é funcional. Você deve apresentar um produto que já foi testado e que os resultados já foram analisados.


Porém, dependendo do público ao qual está sendo realizada a apresentação, pode ser vital demonstrar como se chegou aos resultados e ao produto final, o que foi testado e quais foram os testes feitos para se atingir essa realidade.


Normalmente, este tipo de apresentação é direcionado para especialistas e acionistas, mas ainda sim é um tipo de apresentação que deve ser bem elaborada e necessita de cuidado e atenção, para que assim informe o necessário de forma eficiente e dinâmica.

Considerações finais

Este artigo abordou como o mercado cresceu e as pessoas buscam por formas mais simples de realizar as mais diversas ações, mostrando como a tecnologia tem usado de aplicativos para deixar tudo mais simples, fácil e útil.

Apesar de todas as informações disponibilizadas aqui, algumas podem não se encaixar com a realidade do seu negócio. 


Mas, o importante é saber se adaptar e utilizar o que melhor representa a sua empresa e como a apresentação do seu aplicativo pode se beneficiar disso.


Embora pareça simples, caso não haja preparação e planejamento o suficiente, sua apresentação pode sair dos trilhos, portanto, tome cuidado e leve em consideração que a apresentação deve atingir o nível de excelência.


Agora, você e sua equipe podem se reunir e pensar em como realizar a apresentação da melhor forma possível, de um aplicativo que deixe todos os seus clientes e leads maravilhados pela sua funcionalidade e utilidade no dia a dia deles.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Entre em contato com a KOP e tire todas as suas dúvidas para desenvolver o vídeo animado da sua empresa e impactar os seus clientes e funcionários.

Tirar dúvidas por WhatsApp