KOP ANIMADO
Como apresentar uma ideia inovadora

Estruturando sua ideia
Provavelmente, você como empreendedor tem uma ideia e ainda nem começou de fato sua empresa, e pode ser que não tenha nome ou logo, mas não tem problema. A ideia de um negócio é o passo essencial para se tornar um empresário de sucesso.
Se você já tem a ideia, a primeira coisa que você deve fazer é colocar no papel alguns tópicos:
1 - Apresente o problema que você quer solucionar
Normalmente, uma boa ideia vem para trazer uma solução inovadora a um problema que pessoas de um determinado grupo, recorte social, faixa de idade ou de uma certa região enfrentam.
Mesmo que a sua ideia ainda seja embrionária e esteja em fase de construção, o problema você provavelmente já deve saber, como
convites personalizados que resolvem um certo modo genérico de comunicação.
É importante para quem está ouvindo você saber o contexto da sua ideia. Para isso, por que não contar uma história pessoal ou uma simples hipótese imaginária para trazer a pessoa para o seu mundo?
Por exemplo, você pode contar qual foi o problema que o
crachá de empresa resolveu quando foi criado. Foi um problema de identificação de funcionários e algo que dá mais segurança, então mostre isso contando o contexto de seu projeto.
Essa história precisa ser cativante, inspiradora e às vezes até cômica, depende muito de como você é, a identidade que você busca para a empresa e o público que você está explicando e demonstrando a ideia.
2 - Mostre como você atuará para resolver
Aqui, o principal objetivo dessa segunda questão e que você precisa ter em mente na hora de apresentar uma ideia é demonstrar o quão inovadora é a sua solução, como um notebook para escritório com um diferencial jamais visto.
Caso haja concorrentes e alguns projetos já lançados, então mostre-os. Seja transparente.
Não há problema nenhum em você não ter sido o primeiro a lançar algo. O que os investidores costumam olhar mesmo é o diferencial e a vantagem competitiva que sua ideia trará no mercado, é isso o que vai realmente importar.
Se você já tem um protótipo criado da sua ideia, é bastante válido mostrar alguns dados que comprovem, inicialmente, que isso pode dar certo. É o que chamam de fase de validação do projeto.
Então, mesmo que sua ideia ainda nem seja aprovada por grandes conselhos ou comprada por gigantes de investimento, o que vai fazer com que ela seja, de fato, olhada e lançada mais para frente é um teste com clientes reais.
Só assim é possível validar de forma fidedigna sua ideia. Ao mostrar esses dados, se eles forem satisfatórios, há grandes chances de alguém comprar e querer ser seu sócio para investir.
Foi assim, por exemplo, com o Facebook no primeiro
panfleto inauguração da rede social. Mark Zuckerberg mostrou sua ideia aos investidores já saída do papel e já implementada.
No começo, era uma pequena rede social voltada apenas para universitários, nada parecida com o aplicativo de hoje.
Os fundadores mostraram alguns dados para os investidores na época, como o tempo de permanência nas páginas criadas por eles e o quanto eles voltavam a navegar durante os próximos dias.
Isso validava o tempo de uso no começo do Facebook e mostrava que as pessoas gostavam de passar um tempo ali.
Outro dado que eles mostraram e que impressionou investidores foi a adesão da plataforma somente na Universidade de Harvard, uma das maiores e mais reconhecidas no mundo. Na época, mais de 70% dos alunos já tinham seu cadastro, login e senha da rede.
É isso o que você, como empreendedor, deve fazer ao apresentar sua ideia. Tente validá-la primeiro para assim mostrar o potencial dela.
Mesmo antes de investir em
acao de marketing promocional
e colocar dinheiro, faça um pequeno recorte para colher essa amostra que pode ser muito valiosa para quem ouvir sua proposta.
3 - Estabeleça o mercado que você vai inserir a ideia
Sua ideia é válida e os investidores gostaram, mas chega uma pessoa e pergunta em qual mercado sua ideia será inserida.
Esse é um dos questionamentos que mais fazem os donos de
startups e de ideias inovadoras se descabelarem, uma vez que acabam tendo que ter uma resposta à altura da complexidade.
Você pode até ter um diferencial da sua ideia frente aos concorrentes, como uma
sala de palestra virtual e altamente
high-tech, mas quem garante que essa ideia não vai morrer e que não é apenas outra moda que surgiu?
Essa fase da estruturação da sua ideia é crítica: pode ser a gota d'água, tanto para o bem quanto para o mal. É a definição se a sua ideia vingará no mercado, afinal, diversas grandes ideias foram implementadas por aí e morreram por causa do mercado.
Isso acontece porque o mundo muda, as pessoas mudam e, com isso, novas demandas acabam surgindo.
Se você quiser simplificar na apresentação, o que é muito valorizado ao mostrar sua ideia como se fosse um
cartão de visita pessoal, basta comprovar com bons argumentos que ela é adaptável ou que ela permanecerá quente.
Isso mesmo em um cenário de desaquecimento do mercado em geral. Aqui, mais uma vez, é hora de falar da concorrência e de quem pode tirar você do jogo. É preciso mostrar os planos de ação para não deixar seu projeto cair.
4 - Separe um tempo especial para falar da sua equipe
É muito comum ir a Pitchs Elevators de startups que acabaram de surgir e, nas apresentações, conter grande parte delas falando da equipe montada para o projeto. Isso realmente é muito importante.
Já que a sua ideia precisa de validação e ainda precisará enfrentar a volatilidade do mercado, uma boa apresentação de uma ideia terá um detalhamento de quem está por trás dela, portanto, fale quem são as cabeças pensantes e operantes da ideia.
Mostre seus sócios, quem está ao seu lado e também quem já investiu no seu projeto. Dessa forma, ganha-se credibilidade pelo potencial que essas pessoas conseguirão extrair da ideia e realmente transformá-la em um sucesso.
Se a sua equipe é formada apenas por um membro, no caso você, isso não é muito bem quisto no mercado, pois é difícil alguém crer e ter essa confiança de que você colocará isso de pé sozinho.
Por isso, se você está nesse caso, arranje bons parceiros que vão executar a ideia e tirá-la do papel para virar um negócio inovador e que vá transformar a vida das pessoas.
Por que montar uma apresentação é importante?
Agora que vimos como você pode estruturar o seu projeto, de forma falada, é preciso criar a sua apresentação visual que terá um papel de complementação, seja um carimbo empresarial inovador ou qualquer outra ideia.
Afinal, usar recursos visuais de apresentação economiza tempo ao criar seus
slides na ferramenta que você escolher para colocá-la, pois “uma imagem vale mais do que mil palavras”.
O que deve ser considerado aqui é que colocar imagens para ilustrar o que você está falando é muito importante porque faz as pessoas entenderem mais rápido o que está sendo passado na sua fala. Veja algumas dicas rápidas:
- Use imagens grandes e que chamem atenção;
- Dependendo da plateia, memes caem muito bem;
- Vídeos curtos são ótimas formas de exemplificar;
- Pense como sua fala pode ser complementada.
Além disso, se você já tem na ponta da língua o que precisa falar, melhor ainda, porque você economiza tempo na sua apresentação, que terá mais imagens, vídeos e ilustrações do que texto. Isso engaja mais quem está acompanhando e torna mais fácil seu trabalho.
Os recursos visuais da sua apresentação também serão responsáveis por ser um motivo para as pessoas não dormirem com você falando. Às vezes, alguns estarão mais interessados e outros não.
Você quer que aqueles que não estejam tão interessados assim se engajem, visto que podem ser estes que comprarão a sua ideia, e uma apresentação cativante e cheia de imagens, que chamem atenção, é capaz disso.
Nas apresentações padrão, é muito comum ter um visual branco com um monte de texto em tópicos, o que tende a entediar as pessoas, e não é porque as pessoas se distraem com seus celulares.
O problema, geralmente, está na apresentação sem recursos visuais. É preciso chocar, encantar e ser muito inovador para as apresentações chamarem a atenção do público. Não adianta falar bem se os
slides da sua ideia não acompanharem.
Considerações finais
Deu para perceber que apresentar uma ideia inovadora pode ser um tanto desafiador, não é mesmo? Mas com uma boa ideia em mãos e uma apresentação visual que chame a atenção, o caminho para o sucesso pode ficar muito mais próximo.
Utilize essas dicas para se preparar bem e ter na manga os gatilhos necessários para fazer com que o seu público se interesse e compre sua ideia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Entre em contato com a KOP e tire todas as suas dúvidas para desenvolver o vídeo animado da sua empresa e impactar os seus clientes e funcionários.
