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KOP ANIMADO

out. 14, 2021

Como fazer uma apresentação comercial animada

Como fazer uma apresentação comercial animada

Cada vez mais as empresas buscam se diferenciar de outras marcas que prestam os mesmos serviços ou vendem os mesmos produtos. É nesse cenário que a apresentação animada pode ajudar, comercialmente falando.

De fato, com a disseminação da informática, da internet e da tecnologia em geral, vários recursos acabaram se popularizando demais. Por isso, o que era para democratizar o acesso também aumentou e muito a concorrência e competitividade.

Então, se uma empresa de organização de documentos empresariais quer se destacar, ela passa a ter um desafio bem maior pela frente. Em termos de vendas, suas apresentações vão precisar ser cada vez melhores e mais elaboradas.

Neste sentido, aquilo que até algumas décadas atrás eram avanços ou diferenciais, hoje se tornaram o mínimo obrigatório para a sobrevivência do negócio. Com isso, a régua da excelência vai ficando cada vez mais alta e desafiadora.

Lembrando que isso vale também para desafios ligados a todos os setores de uma empresa, desde a recepção e o RH. até os departamentos mais estratégicos. Porém, como sempre foi, o marketing e o comercial acabam sendo os mais difíceis.

Uma rede de escritórios compartilhados pode ter vários desafios para testar seu modelo de negócio, isso até ganhar uma sustentabilidade maior e uma escalabilidade que faça sentido. Mas é na hora de vender sua ideia para alguém que o problema aparece.

Aí é que surge o cenário da apresentação comercial animada, que também pode ser chamada de pitch de vendas. Enquanto reunião focada na venda de um produto ou serviço, ela existe há décadas, mas antes era algo que não comportava tantas tecnologias.

Hoje, um vendedor ou mesmo os donos e sócios de uma determinada marca simplesmente podem abrir o notebook, conectar-se à internet e acessar conteúdos de qualquer lugar, graças à Computação na Nuvem, causando um impacto bem maior.

Mas isso só vai ser positivo se o conteúdo animado cumprir com algumas regras básicas, levando em conta fatores que não se limitam apenas ao que está sendo dito, mas também ao modo ou à forma como aquilo é dito.

É a velha verdade de que a embalagem é tão importante quanto o produto. Antes uma apresentação ou pitch dependia de serviços gráficos que imprimisse belos catálogos, fotos e painéis, mas na opção animada tudo isso foi digitalizado.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo as melhores dicas sobre como fazer uma apresentação comercial animada, que vai encantar e engajar seus clientes em potencial. Além das vantagens e benefícios dessa estratégia no curto e longo prazo.

Então, se você quer entender de uma vez por todas como tornar seu produto ou serviço muito mais atrativo para seus clientes em potencial, melhorando suas vendas de maneira simples e assertiva, basta seguir adiante na leitura deste artigo.

O que é a apresentação comercial?

Nenhum negócio pode ter a pretensão de sobreviver sem algo muito simples: vendas. Do mesmo modo, tentar convencer a contraparte de fazer o que você quer é algo tão antigo quanto a humanidade.


No universo corporativo isso se desdobra em alguns problemas, como o fato de que um time de vendas precisa ser treinado para representar com perfeição a filosofia da marca.


Como vimos, também não se trata apenas do conteúdo da apresentação, mas especialmente da forma como esse conteúdo será transmitido. Aí é que entra o papel do design, da performance e da apresentação animada como um todo.


Ao contrário do que alguns podem imaginar, não se trata apenas de aplicar gatilhos mentais, mas também de impressionar com um aspecto técnico bem realizado.


Se a empresa trabalha na área de marketing, serviços de gráficas ou mesmo algo como envelopes personalizados, tudo isso se torna ainda mais importante.


Afinal, nesses casos a marca tem de ser a primeira a provar que domina a linguagem de uma identidade visual bem aplicada, como tradução da identidade verbal da firma.


Neste sentido, além da parte visual os elementos básicos de uma apresentação animada bem desenvolvida são os seguintes:


  • Síntese do valor da marca;
  • Clareza sobre a solução prestada;
  • Apresentação da filosofia da marca;
  • Detalhamento sobre seu produto ou serviço;
  • Os seus famosos cases de sucesso;
  • Exemplos de aplicação da solução;
  • Gráficos e tabelas explicativos;
  • Estatísticas oficiais comprobatórias;
  • Verificação dos seus pares;
  • Constância entre forma e conteúdo.


Enfim, todos esses elementos sempre estiveram presentes, mesmo antes de as tecnologias mais avançadas decidirem embalar isso com design e templates diferenciados.


Ademais, o grande segredo de um pitch de vendas sempre foi conseguir atingir o famoso rapport, que nada mais é do que o momento em que sua audiência cria uma conexão real e profunda com você.


Por exemplo, um vendedor ou corretor sabe quando seu cliente em potencial vê uma sala privativa com outros olhos, deixando claro que aquela opção foi a que mais deixou ele encantando e ansioso.


Afinal, não tem nada pior do que ver uma apresentação comercial se tornar um monólogo, no qual apenas um lado tem o direito à palavra. Quando ele se torna um diálogo, as possibilidades de venda crescem bastante.


No caso da apresentação animada, ela pode ser feita presencialmente ou a distância. Nos dois casos, é possível e necessário gerar engajamento, como ficará claro adiante.

O alcance dos vídeos animados

Atualmente, nós vivemos a era do estímulo visual. Se antes fazia sentido afirmar que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, hoje podemos dizer que um vídeo vale mais do que mil imagens, o que a internet confirma diariamente.


As pessoas preferem assistir a um conteúdo do que passar vários minutos precisando ler. Isso quando não utilizam fones de ouvido para consumir o conteúdo enquanto fazem outra coisa, desde limpar a casa e se exercitar até ficar de pé no transporte público.


Por isso mesmo, se um blog sobre serviços terceirizados dispõe de multimídias que permitem aos seus visitantes assistirem vídeos explicativos, seu alcance ou apelo se torna muito maior perante o mesmo público.


Isso deixa claro como a apresentação comercial animada já nasce como uma solução muito mais promissora do que um pitch de vendas feito nos moldes mais antigos.


Inclusive, não se trata apenas do fato de haver uma tela para reproduzir o conteúdo, pois os slides já demandavam um recurso assim, mas são bem diferentes dos vídeos animados. Estes têm dinâmica e apelo bem maiores como grande diferencial.

Profissionalize a questão técnica

Uma dica de ouro é levar a sério a produção e edição de vídeo, pois a qualidade da produção equivale, nesse caso, à roupa que um vendedor estaria utilizando.


Na verdade, o vídeo animado pode ser conciliado com um vendedor ou com o próprio dono da empresa, que utiliza a produção apenas como apoio para alguns momentos do pitch.


Lembrando que, em alguns casos, o produto pode acompanhar o vendedor, mas muitas vezes não é possível, sobretudo quando se trata de um serviço, como tele entrega moto.


Nessas situações, o vídeo animado é ainda mais importante, pois o cliente final não vai poder tocar o produto antes de comprá-lo e desfrutar da solução, então invista pesado em:


  • Imagens;
  • Dados;
  • Gráficos;
  • Informações;
  • Tabelas.


Enfim, aqui a produção audiovisual é que fica encarregada de dar vida à marca, que é justamente a técnica chamada de motion graphic, ou seja, animação gráfica.


Contratar um profissional que saiba manusear essas opções é um modo de profissionalizar a produção audiovisual, com a vantagem de que a maioria atua como freelancer, aceitando vínculo apenas enquanto sua apresentação comercial animada é produzida.


Já os softwares, programas e aplicativos que permitem produzir costumam ser pagos, mas alguns oferecem período gratuito de teste, como o Canva, o Splasheo e o Animoto, que estão entre os mais utilizados no mundo todo, por serem bem intuitivos.

Por dentro de alguns diferenciais

Se você quiser dar um passo além, é preciso que o vídeo tenha a alma da sua marca, ou seja, que vários elementos apontem para ela.


Assim, seu logotipo, seu slogan e sua paleta de cores podem dar a tônica visual da apresentação animada, nos seguintes formatos:


  • Motion graphic em flat;
  • Motion graphic em whiteboard;
  • Motion graphic 2D;
  • Motion graphic 3D.


No primeiro caso, uma empresa de escritórios virtuais pode fazer animações sem profundidade, extraindo sombras e reflexos, apenas com imagens e gráficos chapados, o que permite investir mais ainda na paleta de cores.


No segundo caso, o diferencial é o poder explicativo, pois trata-se de fazer a animação narrada de uma explicação sobre lousa. A produção 2D segue na mesma linha, sendo que a 3D é a mais desafiadora, exigindo uma animação muito mais elaborada.

Considerações finais

A apresentação comercial animada é um dos recursos mais incríveis que o mundo das vendas tem hoje, graças ao poder de encantamento do audiovisual como um todo.


Mas, para tirar um bom proveito disso, é preciso entender melhor o que toda apresentação comercial deve ter, além dos elementos profissionais e diferenciados que são típicos do universo audiovisual, especialmente quando falamos em animações.


Com os conceitos e conselhos práticos que aplicamos acima, vai ficar mais fácil você se inserir nesse meio com o pé direito, conseguindo fazer apresentações infalíveis.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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