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KOP ANIMADO

ago. 13, 2021

Quanto custa para franquear uma empresa?

Quanto custa para franquear uma empresa?
Franquear uma empresa envolve rapidez de expansão, troca de conhecimento e poder de negociação, e estas são as principais vantagens para um empreendedor que deseja se tornar um franqueador.

Ele vai contar com uma operação bem estruturada, por isso, a franquia deve ser encarada como uma estratégia de crescimento do negócio.

A marca vai estar acessível ao mercado e aos consumidores, sendo um canal de vendas efetivo para todos os envolvidos no sistema de distribuição das soluções vendidas, sejam elas produtos ou serviços.

Para isso, é necessário que esse processo seja bem estruturado, implantado e gerido da melhor maneira possível.
Quando uma pessoa abre um negócio, o sonho dela é vê-lo crescer e quando isso acontece, a primeira coisa que vem em mente é abrir uma filial. 

Mas, quem quer realmente ousar e expandir os lucros, franquear a empresa é a melhor opção.

Muitas marcas famosas que conhecemos hoje, nos mais variados segmentos, se tornaram franquias. E elas estão cada vez mais fortes e consolidadas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar as vantagens de franquear seu negócio, quais são os custos envolvidos nisso e por que é importante analisar a franqueabilidade dele.

Vantagens de franquear uma empresa

Ao franquear uma empresa, temos acesso a uma série de vantagens, que vão muito além do aumento dos lucros. 

São elas:



  • Rápida expansão;
  • Operação por um dono;
  • Apoio jurídico;
  • Poder de compra;
  • Conhecimento bem estruturado.


A rapidez de expansão no sistema de franquias é uma das principais vantagens desse modelo de negócio. 


Isso acontece porque o investimento é feito pelos franqueados, de maneira individual.


Portanto, se uma loja especializada em notebook para escritório deseja se tornar uma franquia, a necessidade de capital é bem menor, se comparada à abertura de uma filial.


Os espaços podem ser ocupados mais rapidamente, ampliando as dificuldades dos concorrentes. 


Além disso, a partir do momento em que o franqueado entende e aceita o seu papel na gestão do negócio, os resultados são maiores do que nas unidades próprias.


O dono tem mais capacidade de envolvimento, é mais engajado e sabe gerenciar o negócio em busca de lucro, o que aumenta os retornos.


Um sistema de franquia conta com uma legislação que estabelece as responsabilidades de cada parte envolvida, e deixa clara a não existência de vínculos trabalhistas e fiscais entre franqueador e franqueado.


Também existe a possibilidade de controlar padrões, procedimentos operacionais, identidade visual, formas e outros aspectos, de modo efetivo, o que garante ao consumidor uma experiência única com a marca.


Sendo assim, ao receber o panfleto inauguração de uma lanchonete franqueada, ele terá o mesmo padrão de atendimento, tipos de lanches e outros atributos em qualquer unidade.


Ao passo que a rede cresce, tem mais poder de negociação perante os fornecedores, o que traz mais economia em escala para franquia, o que acaba por potencializar os seus resultados.

Por fim, franquear um negócio é permitir uma troca de conhecimento estruturada entre todos os participantes da rede. 


Isso amplia o potencial da marca, visto que práticas bem-sucedidas são difundidas de maneira consistente, o que traz vantagens competitivas.


Mas, tudo isso gera custos, e se você está pensando em franquear o seu negócio, precisa estar por dentro deles antes de começar. Confira o próximo tópico.

Custos para franquear um negócio

Em primeiro lugar, é necessário que você tenha uma marca registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Para isso, é necessário escolher uma classe.


Em outras palavras, um fabricante de automóveis pertence à classe de marcas para carros, e independentemente do seu setor, os custos para fazer isso giram em torno de um valor estabelecido.


Também é necessário elaborar um plano de negócios, em formato de linha do tempo, determinando mês a mês informações como lucros sobre investimento, fluxo de caixa, despesas, receitas, custos de montagem, dentre outros que também geram gastos.


A Lei 13.966 determina que seja necessário providenciar uma documentação, que inclui Circular de Oferta (COF) e contrato de franquia. 


Não é necessário ter alvará ou licença para ser franqueador, mas é necessário reunir toda a documentação.


Para garantir que todos os documentos sejam reunidos, é importante contar com um trabalho jurídico, e tudo isso pode chegar a um valor alto.


Se um fabricante de crachá de empresa deseja se tornar franquia, precisa providenciar algumas alterações contábeis, pois mesmo tendo CNPJ ainda não tem o CNAE de franqueador.


Dito isso, você pode optar por abrir uma nova empresa ou manter a que já tem. Mas, independentemente disso, os custos com alterações contábeis ficam também a mercê de um valor.


Para franquear o negócio, é necessário que ele tenha boa estruturação, registro e transferência de conhecimento. 

Também precisa padronizar seus processos, elaborar manuais e implantar ferramentas de franchising.


Existem ferramentas que podem ajudar quanto a isso, desde que o franqueador saiba utilizá-las.


Mas, se quiser que a sua empresa de entrega de documento tenha todo o respaldo necessário quanto a isso, o custo fica alto para um iniciante.


Você precisa elaborar um plano de expansão, que mostra quantas unidades pretende abrir, as características do material de divulgação, treinamento inicial e estágio do franqueado, enquadramento de papéis, manual de implantação, dentre outros aspectos.


Esse documento pode ter certos custos, mas ele é importante para que todos os pontos sejam bem calculados.


O futuro franqueador também precisa de um pacote de formatação, que inclua seu plano de negócio, a documentação exigida, o plano de expansão, a manualização e o Programa de Excelência. 


As estratégias de marketing têm como objetivo, nesse caso, vender a franquia para o público e não os seus produtos e serviços.


Uma empresa de entrega motoboy, por exemplo, precisará adequar seus banners, displays, peças para as estratégias de marketing, dentre outros. 


Um pacote com o básico dessas estratégias custa um valor estabelecido para tanto. 


Todo espaço físico precisa ser padronizado, principalmente em relação aos seus aspectos visuais, em todas as unidades do negócio, para deixar clara a alma do negócio.


Tudo isso está incluso no Projeto Conceitual da Unidade, que deve ser feito por um arquiteto ou designer, um design e um profissional de comunicação visual. 


Para encontrar pessoas interessadas em investir na sua franquia, é necessário investir em propaganda.


Ela vai trabalhar em feiras, canais especializados, dentre outros pontos onde encontre pessoas interessadas em investir.


Por exemplo, em uma franquia de gráficas de convites personalizados, existe a possibilidade de desembolsar algum capital.


Além disso, é preciso que inclua na conta os futuros funcionários de sua rede, e cada novo posto de trabalho pode custar em média.


A tecnologia não pode ficar de fora, ou seja, você precisa usar um software para controlar estoque, emitir nota, dentre outras necessidades, o que também gera um investimento.


Estes são alguns dos investimentos necessários para abrir uma rede, e mesmo que você reúna todo o valor necessário, antes de começar o processo, precisa analisar a franqueabilidade da sua empresa. Veja a seguir.

Importância de analisar a franqueabilidade

Análise de franqueabilidade nada mais é do que uma empresa de administracao de restaurante corporativo, por exemplo, avaliar o quão franqueável é o seu negócio.


Isso é importante para conferir o potencial de rede da organização, ademais, é uma forma de rever os aspectos estruturais.


Quando essa análise é bem feita, a companhia identifica problemas e quais adequações precisam ser providenciadas. 


É assim que ela vai prevenir problemas futuros, mas esse procedimento deve responder a algumas perguntas.


Por exemplo, é necessário saber se os produtos e serviços oferecidos são realmente essenciais para consumidores de diferentes mercados.


Também veja se a solução pode ser produzida por outras pessoas, mesmo longe da sua presença.


Por fim, um fabricante de carimbo empresarial deve saber qual é o seu formato ideal de funcionamento, em relação a número de funcionários, pontos comerciais, impacto de impostos, dentre outras questões.


Uma dica é contar com uma consultoria especializada na formatação de franquias, pois eles trazem uma visão crítica da situação da empresa.

Conclusão

Parágrafo NovoPortanto, construir uma franquia é sinônimo de lucro e sucesso, mas esse processo deve ser feito do jeito certo para a sua segurança e para a segurança dos franqueados.


Em outras palavras, trata-se de um investimento que vai fazer o seu negócio crescer como nunca, e ao providenciar tudo o que for necessário, você ainda conta com todo o respaldo da lei.


Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o franchising, seus custos e outras informações que vão guiar você para a expansão da sua marca.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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